Antes de Moisés e da saída do povo israelita do Egito (antes de Deus ter dado ao povo uma lei escrita), a Bíblia menciona que já havia sacerdotes, mas com poucos detalhes, por exemplo: “Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou…” (Livro Hebreus cap.7. Vers.1).
Não se sabe muito dos sacerdotes nesse tempo.
A seguir a Lei dada por Deus a Moisés, o Senhor instituiu o "cargo" de sacerdote - homem separado para servir como oficiante nos cultos realizados para Deus, no Tabernáculo e mais tarde no Templo. No entanto, Arão e seus filhos foram os primeiros sacerdotes.
Arão ocupou o cargo de sumo-sacerdote ( uma espécie de chefe dos sacerdotes) e seus filhos sacerdotes.
E qual a diferença entre eles???
Todos sacerdotes era mediadores entre Deus e o povo, ofereciam sacrifícios e oravam em seu favor. No lugar Santo (do Tabernáculo) entrava o Sacerdote, e no Lugar Santíssimo ou Santos dos Santos entrava o Sumo Sacerdote, pois era quem possuía autorização de Deus para lá entrar uma vez por ano.
As belas vestimentas, com muita habilidade costuradas, seriam o sinal de que Arão e seus filhos eram pessoas separadas para servir ao Senhor no tabernáculo. Dá uma olhada no livro de Êxodo capítulo 28 (versículos 5 ao 43), lá estão descritas como seriam as peças das vestimentas de Arão e seus sucessores.
No entanto, próximo post falaremos em detalhes dessas vestes!
Continuem conectados e sejam muito abençoados!!!
Márcia Lima
Sem comentários:
Enviar um comentário