Também, a "oferta pela culpa" era bem parecida com a oferta pelo pecado, mas a diferença principal era que a oferta pela culpa era uma oferta em dinheiro para pecados de ignorância relacionados à fraude.
Por exemplo, se alguém enganasse sem querer ao outro por dinheiro ou propriedade, o sacrifício dele deveria ser igual à quantia levada, mais um quinto para o sacerdote e para o ofendido. Assim ele reembolsava a quantia levada mais 40%.
Lev 6:5-7 - " Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiação. E a sua expiação trará ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação, para expiação da culpa trará ao sacerdote; E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada. "
Contudo, houve um significado profético - a completa dedicação à Deus.
Essa mesma dedicação verifica-se através de Jesus Cristo nos livros de Mt 26:3-44; Mc 14:36; Lc 22:42; Fp 2:5-11 e por parte do cristão nos livros de Rm 12:1-2; Hb 13:15.
No próximo post falaremos sobre a Oferta de Manjares (em Hebraico Minhah).
Continuem conectados e sejam muito abençoados!!!
Marcia Lima
Sem comentários:
Enviar um comentário