No seu interior, estava lá entre diversos utensílios a Arca da Aliança. Era um móvel de madeira, revestido com ouro puro. Sobre ela estava o propiciatório, uma espécie de tampa em forma de coroa, também de ouro. Sobre essa peça havia dois querubins de ouro batido, colocados um de frente para o outro e com suas asas estendidas sobre a arca.
No entanto, dentro dela foram guardadas 3 coisas importantes:
*Um vaso com Maná
*As tábuas da Lei
* A vara florescida de Aarão (esse era irmão mais velho de Moisés e homem escolhido por Deus para ajuda-lo tendo em conta que Moisés era gago).
E qual a importância dessas 3 coisas?
* O maná - Este foi o alimento que Deus enviou para o povo no deserto, ao qual chamavam de "pão do céu".
* As tábuas/ A lei - são os mandamentos que constituíam o regulamento da aliança de Deus com Israel.
* A vara de Aarão - Era um pedaço de pau, galho da amendoeira, usado, provavelmente, para conduzir o rebanho. Quando Deus quis dar um sinal ao povo, fez com que a vara de Aarão, aquela madeira seca e velha, produzisse brotos, flores e frutos.
A Arca da Aliança ou Arca do Testemunho era um lugar para se guardar a lei de Deus, simbolizava a aliança entre Deus e seu povo, lembrando-os da vontade de Deus e de suas obrigações.
As tábuas da lei, chamada de "o Testemunho" deveriam ser um testemunho constante; embora silencioso, revelando a responsabilidade do povo de obedecer ao Senhor, assim como, revelar como o povo havia falhado.
No entanto, enquanto que nos templos pagãos havia imagens dos falsos deuses, no tabernáculo israelita havia A ARCA, que representava a presença de Deus.
No próximo post exploraremos mais este assunto da ARCA DA ALIANÇA.
Continuem conectados e sejam muito abençoados!
M.L
Sem comentários:
Enviar um comentário