.

"A sabedoria faz ouvir a sua voz proclamando pelas ruas e praças" Provérbios 1:20

segunda-feira, 29 de abril de 2013

¡BIENVENIDA A BARCELONA!


Não é nenhum segredo que eu amo viajar, conhecer novos povos, novas línguas, novas culturas, e que um dos meus sonhos é conhecer o mundo! 

Então, com isso, a uns anos atrás, para dar continuidade a esse objectivo, precisei escolher um lugar para ir. Como sempre tinha ouvido falar muito bem de Barcelona, da sua beleza e das suas artes, decidi que o meu destino tinha de ser Barcelona.

Mas antes de fazer essa viajem, esperei por alguns anos que certas pessoas pudessem acompanhar-me nessa aventura, mas esse dia para eles não aconteceu no tempo que determinei a mim para fazer essa viajem, por isso, juntei alguns euros e como prenda do meu 25* aniversário ofereci-me a minha tão desejada viajem a Barcelona.

 Nem pensei duas vezes. Meu lema foi: Jesus passou 40 dias e 40 noites num deserto sozinho, por isso eu também podia passar 4 dias e 3 noites numa cidade como BARCELONA! :-)

Veleu a pena! Hoje posso dizer que foi maravilhoso estar comigo mesma numa cidade diferente sem conhecer ninguém, onde pude colocar ideias em ordem, conhecer novos lugares, ouvir uma linguagem diferente, ver a arte de Gaudi, ter novos conhecimentos, fazer umas comprinhas, e ficar com o desejo de repetir essa experiência um dia mais tarde em outro País.

No entanto, estou aqui para dizer que eu com essa viajem APRENDI MAIS COM DEUS de que quando temos algo importante para fazer e de suma importância para nós,  não temos que esperar ou depender de segundos ou terceiros para poder fazer.

2 Timóteo 1:7 - "Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio."
       
                                                   Ana Lopes

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sabias Que: Objetos do Tabernáculo




Continuação do post: O TABERNÁCULO.

 Como referimos no post passado, para além da construção do tabernáculo, Deus também ordenou a colocação de objetos sagrados e muito importantes que desde então acompanhavam o tabernáculo e eram arrumados num devido lugar.

No Átrio Exterior:
* Altar do Holocausto - onde eram oferecidos os sacrifícios a Deus.

* Bacia - Onde os Sacerdotes lavavam os pés e as mãos simbolizando uma purificação para entrar no Santo Lugar.

No Santo Lugar:
* Altar do incenso - Localizado do lado oposto a entrada, no fundo, pouco antes do véu que separava do Santo dos Santos. Era usado para se queimar incenso pela manhã e à tarde pelos sacerdotes.

* Mesa dos Pães da Proposição - Ficava logo à direita da entrada. Tinha esse nome, pois todo o Sábado, eram colocados sobre ela 12 pães simbolizando as 12 tribos de Israel.
* Candelabro de Ouro ou Menorá - Estava disposto à esquerda da entrada, com sete hastes. Era diariamente enchido com azeite pelos sacerdotes e a lâmpada nunca se apagava, a não ser quando o tabernáculo estava sendo transportado.

Santo dos Santos:
* O Véu - Cortina que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos.

* Arca da Aliança - Simbolizava a Presença de Deus. Ela carregava as Tábuas da Lei (os 10 Mandamentos), a Vara de Aarão que floresceu e o pote de maná (alimento mandado por Deus no deserto). Era a peça mais santa do Tabernáculo.

* Propiciatório - Nada mais do que a tampa da Arca. Era o lugar onde o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, no dia da Expiação, aspergia o sangue pela remissão de seus pecados e pelos pecados do povo.


Por hoje é tudo! 
Continuem conectados e sejam muito abençoados!!!
                                            Márcia Lima

segunda-feira, 22 de abril de 2013

❤ Resgatada Por Deus❤


Tudo começou quando ainda não tinha consciência do seu “eu”…Sua infância foi marcada por abusos, brigas, violências, que partiam o seu coração em pedaços.
Não conheceu o que é ser amada, abraçada e acarinhada pelo pai.
Em vez de um abraço recebia um cachaço;
Em vez de um beijo recebia um sonho desfeito;
Em vez de carinhos recebia um ramo com espinhos;
Em vez de palavras de coragem recebia um acto selvagem;
Em vez de palavras de ânimo recebia palavras de desânimo;
Em vez de um sorriso recebia uma chapada sem aviso.
Depois de anos, sobreviveu à violência, cresceu e aprendeu a defender-se, tornou-se agressiva e ninguém se atrevia a passar à sua frente. Intitulavam-na de super mulher, mas sua estrutura interna estava toda desorganizada, derrubada.
Cresceu com esses muros, correntes, suprindo as suas necessidades e carências em coisas que não edificavam a sua vida.
ATÉ QUE….
Num momento que menos esperava foi resgatada, por alguém que não a conhecia, mas que a amava incondicionalmente; foi lavada por alguém que decidiu morrer por si; foi vestida com roupas limpas e novas, doadas por alguém a quem nunca deu nada; foi acarinhada, amada por quem menos esperava; foi resgatada e acolhida, protegida pelos braços de Deus.
Essa menina era EU....Eu sobrevivia, mas a partir do momento que conheci a Deus, comecei a viver…todos os muros criados ao meu redor, todas as muralhas caíram por terra e fui resgatada e conquistada pelo Seu amor….de facto um referencial de pai bondoso, amigo e companheiro.
Eu aprendi mais Com Deus, a ver a vida com cor, com sentido e com um propósito e também aprendi a ver o lado "B" da vida, o lado bom, o lado do crescimento o lado do amor, da alegria que foi depositada em mim por Ele.
 
“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” – Jeremias 29:11
                                Verónica Landim

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sabias Que: O Tabernáculo

 
Hoje vamos conhecer o Tabernáculo, o lugar no qual Deus habitava e onde era guardada a Arca da Aliança.

Como referimos no post passado (Sabias que: Arca da Aliança), Deus deu ordem a Moisés para fazer um santuário no qual Ele (Deus) iria habitar de forma a fazer-se presente no meio deles (Êx: 25:8). 

A esse lugar/santuário foi dado o nome de Tabernáculo - vem do latim tabernaculum e significa "tenda", "cabana" ou "barraca. Em hebraico, chamava-se mishkan “moradia” (local da divina morada). 

Deus inclusive deu o modelo do projecto e ele foi projetado para ser desmontável, de forma a poder acompanhar Israel por onde quer que fossem. O Tabernáculo era um lugar santo onde eram realizados atos de adoração à Deus.

 Assim como uma casa, também ele dividia-se em alguns compartimentos:
->Uma parte externa chamada “Átrio” ou “Pátio” 
-> Uma parte interna denominada “Tenda da Presença de Deus” no qual tinha dois compartimentos: o “Lugar Santo” e o “Lugar Santíssimo”/“Santos dos Santos” - separados por uma cortina que recebeu o nome de “Véu”.

Os únicos que podiam entrar no lugar Santo eram os Sacerdotes. Enquanto que, o Sumo Sacerdote era autorizado por Deus a entrar uma vez por ano no Lugar Santíssimo/Santos dos Santos.
O Sacerdote era consagrado, isto é, feito santo ou separado inteiramente para o serviço de Deus.

No entanto, dentro do Tabernáculo haviam objectos sagrados que o acompanhavam e completavam, cada um com o seu significado especial e sua devida posição.
No próximo post falaremos sobre esses objectos!

Continuem conectados e sejam muito abençoados!!! 

Marcia Lima

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Que Digo a Deus



Na minha caminhada cristã, muitas foram as vezes em que os meus desejos e planos, não eram igualmente os planos de Deus para mim. Na minha imaturidade, eu reclamava com Deus, ficava com raiva da situação, ficava triste durante vários dias... enfim, perdia muito do meu tempo com emoções e atitudes vãs.

No entanto, depois de muito errar, EU APRENDI MAIS COM DEUS, a encontrar MAIS PAZ na minha tribulação/ no meu deserto, vivendo um dia de cada vez e dizendo-Lhe sempre 5 coisas:
1) Deus eu amo-te e sei que tu amas-me!
2) Eu confio em ti!
3) Eu recuso-me a ter medo!
4) Tu és bom!
5) Sei que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que Te amam e são chamados segundo o Teu propósito!

" Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua." Provérbios 16:1

Ana Lopes

Testemunho de Luís Cascais


sexta-feira, 12 de abril de 2013

SABIAS QUE: ARCA DA ALIANÇA.

Deus ordenou a Moisés (um líder escolhido por Deus  para retirar o povo de Israel da escravidão no Egito) que fizesse um tabernáculo no deserto (Ex: 25). Essa foi a primeira representação terrena do que poderíamos chamar de "casa de Deus". Ali seriam realizados os cultos ao Senhor. Era no tabernáculo que se faziam os sacrifícios e as orações sacerdotais.
No seu interior, estava lá entre diversos utensílios a Arca da Aliança. Era um móvel de madeira, revestido com ouro puro. Sobre ela estava o propiciatório, uma espécie de tampa em forma de coroa, também de ouro. Sobre essa peça havia dois querubins de ouro batido, colocados um de frente para o outro e com suas asas estendidas sobre a arca.

No entanto, dentro dela foram guardadas 3 coisas importantes:
*Um vaso com Maná
*As tábuas da Lei
* A vara florescida de Aarão (esse era irmão mais velho de Moisés e homem escolhido por Deus para ajuda-lo tendo em conta que Moisés era gago).

E qual a importância dessas 3 coisas?
* O maná - Este foi o alimento que Deus enviou para o povo no deserto, ao qual chamavam de "pão do céu".
* As tábuas/ A lei - são os mandamentos que constituíam o regulamento da aliança de Deus com Israel.
* A vara de Aarão - Era um pedaço de pau, galho da amendoeira, usado, provavelmente, para conduzir o rebanho. Quando Deus quis dar um sinal ao povo, fez com que a vara de Aarão, aquela madeira seca e velha, produzisse brotos, flores e frutos.

A Arca da Aliança ou Arca do Testemunho era um lugar para se guardar a lei de Deus, simbolizava a aliança entre Deus e seu povo, lembrando-os da vontade de Deus e de suas obrigações.
 As tábuas da lei, chamada de "o Testemunho" deveriam ser um testemunho constante; embora silencioso, revelando a responsabilidade do povo de obedecer ao Senhor, assim como, revelar como o povo havia falhado.
No entanto, enquanto que nos templos pagãos havia imagens dos falsos deuses, no tabernáculo israelita havia A ARCA, que representava a presença de Deus.

No próximo post exploraremos mais este assunto da ARCA DA ALIANÇA.

Continuem conectados e sejam muito abençoados!

M.L

segunda-feira, 8 de abril de 2013

☀ Em Busca da Felicidade ☀



Todos os seres humanos mediante a sua posição social, cor e cultura procuram o mesmo – SER FELIZ.

O ser humano desde os primórdios até os dias contemporâneos, sempre se revelou um ser insatisfeito, como por exemplo, Deus deu a Adão e a Eva TODAS as árvores do jardim do Éden e advertiu-os para que não comessem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas devido à sua insatisfação e por quererem mais do que o permitido, comeram o fruto da árvore proibida, o que teve consequências terríveis para toda a humanidade.
O mundo vive uma crise devido ao consumismo compulsivo. As pessoas não têm recursos para comprar e são influenciadas inconscientemente e conscientemente a comprar - são vítimas dos media - e para saciar as suas necessidades supérfluas optam pelos cartões de crédito e quando não têm essa opção ficam deprimidas, infelizes. Muitos dizem que o dinheiro trás felicidade, então porque muitos ricos entram nas drogas e fazem as piores atrocidades??? Muitos entram para o mundo das drogas em busca de uma falsa felicidade. Muitos buscam a felicidade num casamento, mas, no entanto, esquecem-se que não casamos para sermos felizes e sim fazer o nosso cônjuge feliz.
O Hitler buscou a felicidade no poder e como resultado foi a morte de 6 milhões de Judeus.
A verdadeira felicidade não está em pessoas, em bens materiais, no dinheiro, em novas aventuras amorosas, no sexo, nas drogas, no poder…a verdadeira felicidade, está sim em DEUS.
APRENDI + COM DEUS QUE: O ser humano com o seu oceano de carências, opta por caminhos que não o leva para a felicidade. O caminho para a felicidade é ter Jesus na vida como Senhor e Salvador.
                                      João 14:6
“Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”
                                                      Verónica Landim


sexta-feira, 5 de abril de 2013

*Páscoa*

Assim passamos mais uma Páscoa. Muitos celebraram mas poucos realmente sabem o que significou.

 “Páscoa” vem do latim Pascae. Porém, sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é PASSAGEM. É a festa em que os israelitas comemoram a LIBERTAÇÃO dos seus antepassados da escravidão no Egito (Ex12:1-20; Mc 14:12).

A muitos mil anos atrás passou-se o seguinte: Faraó, o rei do Egito naquela altura, não queria deixar o povo de Israel sair do Egito, então muitas pragas vieram sobre ele e o seu povo. A décima praga foi a matança dos primogênitos, ou seja, todo filho mais velho seria morto. 

Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais (laterais) das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse aquela determinada casa com a décima praga. Também, a carne do cordeiro, deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. 
Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Por isso, Faraó permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.
Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria celebrar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "PASSAGEM" "PASSAR POR CIMA". Esta festa, deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado.

Hoje, nossa Páscoa é representada pela Ceia do Senhor, uma das principais ordenanças da Igreja. Nessa festa, celebramos a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, pois o cordeiro que era sacrificado na festa da Páscoa dos judeus apontava para o sacrifício de Cristo na cruz.
 Cristo é a nossa Páscoa, aquele que nos propiciou A PASSAGEM DA MORTE — vida de tristeza, engano, mentira, inveja, orgulho, miséria, rivalidade, ressentimento, ódio, maldade e escravidão — PARA A VIDA.
Quando participamos da Ceia do Senhor, proclamamos ao mundo nossa fé no sacrifício expiatório de Cristo e Seu regresso. É o momento em que reconhecemos o quanto éramos e estávamos escravizados pelo pecado, assim como o quanto necessitávamos de um Salvador, Jesus Cristo!!!

Contudo, páscoa nada tem haver com ovos e coelhos de chocolate.

No próximo post há mais conhecimento, fica conectado!

M.L

terça-feira, 2 de abril de 2013

"PARAGEM 174"


Certo dia vi um filme intitulado de "Paragem 174" e que falou muito ao meu coração de uma forma geral, principalmente ao ver o inicio do fim da vida do autor dessa história numa paragem.

Todos sabemos que os filmes são fruto da imaginação fértil de alguém, mas no meio dessa imaginação existe sempre as realidades da vida. E uma realidade exposta também nesse filme em questão (sendo ele verídico), é o facto de que nesse mundo, realmente, só não muda quem não quer. A todos nós é dada várias oportunidades para mudarmos para melhor, mas muitas vezes escolhemos não fazê-lo. Preferimos o que é prejudicial a nós, pois não existe a disposição de pagar o preço de uma mudança, tudo o que olhamos é só para as perdas e não para os benefícios dessa mesma mudança.

EU APRENDI MAIS COM DEUS de que a nossa paragem, a paragem do inicio da nossa "morte", é na paragem do orgulho, da comodidade, do pensamento pequeno, da falta de atitude, do egoísmo e do fingimento.

Jesus Cristo tem prazer em ajudar-nos a mudar, sem nos julgar, basta darmos o primeiro passo para esse processo.

João 12:47- "E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo."

A.L