.

"A sabedoria faz ouvir a sua voz proclamando pelas ruas e praças" Provérbios 1:20

sábado, 1 de junho de 2013

Continuação do post: As 5 ofertas ao Senhor.

Oferta de Manjares (em Hebraico Minhah)

Um acompanhamento para todas as ofertas queimadas, significando homenagem e gratidão a Deus. Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes além dos animais. LevÍtico capítulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para cada uma. O pecador poderia oferecer massa de farinha de trigo assada em um forno, cozida em uma forma, frita em uma panela, ou amassada para fazer pão (como na oferta das primeiras frutas). Todas as ofertas de manjares eram feitas com azeite e sal, nenhum mel e fermento seria usado (azeite e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também traria uma porção de incenso (puro incenso).

As ofertas de manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lançaram uma "porção memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso. O sacerdote comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a comida como oferta, e ele queimaria ela por inteiro.
O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade.
SignificadoProfético: Significava perfeita humanidade de Cristo. A ausência de fermento representava a pureza de Jesus Cristo (Hb 4:15; 1Jo 3:5). A presença de azeite é emblemática do Espírito Santo (lc 4:18; 1Jo 2:20,27).
   
                                                             Marcia Lima


Sem comentários:

Enviar um comentário