.

"A sabedoria faz ouvir a sua voz proclamando pelas ruas e praças" Provérbios 1:20

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Saber Ser Amigo!!!

Algo que APRENDI MAIS COM DEUS desde cedo, é que só temos amigos quando sabemos SER AMIGOS!
E o que é ser amigo???
No próximo post falarei em detalhes sobre isso!
Para reflectir deixo esta imagem que falou muito ao meu coração e não pude deixar de pensar no meus AMIGOS!!! :-)


                                        Ana Lopes

segunda-feira, 17 de junho de 2013

⌚Porque a Vida Não Espera e o Relógio Não Pára⌚


O desemprego pode ser uma das situações mais devastadoras que possamos experienciar. Para muitos ir para o desemprego não significa somente ficar sem emprego, mas simboliza também o medo de não ter dinheiro para liquidar as contas, a possibilidade de ficar sem casa, sem acesso à saúde(porque tudo é pago), sem comida, sem nada.
Já passei por esta experiência do desemprego  e passo atualmente, algumas vezes  foi por escolha, outras foi como tirarem-me o tapete. Para eu não ficar com o tico e o teco a dar curto circuito eu entendi que a solução dos problemas é começar a ter ATITUDE.  Houve um dia em que uma amiga reclamava o facto de não ter trabalho e eu  disse que ela tinha que ter fé e aconselhei-lhe também a comprar o passe de autocarro mensal e que assim ela estaria a tomar uma atitude a dar um passo de fé e dizendo não ao desemprego, “voilá” ela encontrou um trabalho.
A fé é um instrumento poderosíssimo – o não está sempre garantido, temos que lutar pelo sim.Podem fechar-me portas, mas Deus abre janelas e eu vivo com essa certeza.
Nos meus maravilhosos momentos no desemprego aprendi tantas coisas que nunca pensei que pudesse aprender, consegui ver dentro de mim talentos que nunca pensei que existissem, fui autodidata e aprendi a manusear algumas aplicações e programas informáticos, que são bastante úteis; estou a aprender novas línguas; novos conceitos; estou a enveredar por novas áreas. Eu estou no desemprego, mas não de braços caídos…e tomo o exemplo de Jesus que perante as dificuldades ele nunca baixou os braços e morreu de braços abertos para toda a Humanidade.
Eu aprendi mais com Deus, que o desemprego pode ser sinónimo de oportunidade de crescimento, um trampolim para mudar de vida, e conquistar coisas novas. Existem inúmeros casos de sucesso que resultaram de pessoas que foram  enviadas para o desemprego, mas com a perseverança e a confiança, agora estão a passar os melhores momentos de toda a sua vida.
Por detrás das nuvens escuras o Sol não deixou de brilhar…. 

“Ele respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês.”
Mateus 17:20

 Verónica Landim

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sabias que: A 5 oferta ao Senhor (fim).



Hoje termina a divulgação da sequência das 5 ofertas ao Senhor relatas no livro de Levítico.

Oferta pelo pecado ou Sacrifício pelo Pecado (em hebraico Hattah).


Uma expiação por pecados cometidos por ignorância, especialmente quando nenhuma restituição era possível. Sacrifício pelo pecado não aceitável em casos de rebelião desafiadora contra Deus. As Ofertas pelo pecado expiavam, (liquidavam a dívida por completo) das fraquezas e fracassos não intencionais dos adoradores e fracassos diante do Senhor (Lev 4:1-4).

Cada classe de pessoas tinha várias ordenanças para executar:
Os pecados do sumo sacerdote requeriam o oferecimento de um touro.
Os pecados dos líderes requeriam o oferecimento de um bode.

Por hoje é tudo!
No próximo post o CIGMC trará mais conhecimento!

Continuem conectados e sejam muito abençoados!!!

                                                  Marcia Lima

      

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Saber Crer Em Deus!!!


Muitas vezes optamos por crer só no que é visível ou palpável, porque é um caminho mais fácil e aparentemente mais seguro. E em consequência disso colocamos nossa fé no que não é seguro e sim no que é ilusório.

Repara no seguinte, há pessoas capazes de entrar num avião sem conhecer o piloto, sem ter visto os preparativos do motor antes do voo, mas mesmo assim CONFIAM E EMBARCAM porque crêem na capacidade de quem vai conduzir o avião e da equipa que serve durante o voo.

Então, EU APRENDI MAIS COM DEUS de que com Ele a situação é a mesma, apesar de não O vermos, mas crendo Nele como nosso Piloto e nosso Protector, o voo da nossa vida tem tudo para chegar no destino certo!!!


                               

Salmos 62:7 -Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus."

                                                                        Ana Lopes

sábado, 8 de junho de 2013

Continuação do post: As 5 ofertas ao Senhor.


(4* )Oferta Pacífica (em hebraico Shelem)
A oferta pacífica era uma comida que foi dada pelo Senhor, aos sacerdotes, e às vezes ao cidadão comum. O adorador trazia bois ou vacas, ovelhas, ou uma cabra. O ritual foi comparado com o das ofertas queimadas, até ao ponto de queimar, onde o sangue de animais era vertido ao redor das extremidades do altar. Foram queimadas a gordura e as entranhas, e o restante era comido pelos sacerdotes, e, (se fosse uma oferta expontânea) pelos adoradores. Este sacrifício de louvor e ação de graças era quase sempre, um ato voluntário.

As ofertas pacíficas, incluíram bolos sem levedura. Os sacerdotes comiam tudo, menos a porção comemorativa dos bolos, e certas partes do animal, no mesmo dia que o sacrifício foi feito, e quando o adorador os levava juntos, como oferta voluntária, o adorador poderia comer durante 2 dias do animal inteiro, menos o peito e a coxa direita que era comida pelos sacerdotes.
Jacó e Labão deram suas ofertas pacíficas quando eles fizeram o seu pacto (Gen 31:43 ss). era exigido fazer estas ofertas quando se fizesse um voto de consagração à Deus, e Lhe agradecendo com louvores enquanto, espontaneamente, se traziam as ofertas voluntárias.

Significado Profético: Prefigurava a paz que o cristão tem com Deus através de Jesus Cristo (Rm 5:1; Cl 1:20)


                                                        Marcia Lima

segunda-feira, 3 de junho de 2013

❀ "O lado B da independência"❀


Existem alguns momentos na minha infância que são recheados com momentos tão saborosos e doces que por vezes tenho pena de lá não poder voltar…De facto recordar é viver!!!
Como toda a criança, numa dada altura, eu queria ter um animal de estimação, ter algo para tomar conta e o mais engraçado é que o animal de estimação que ganhei de presente, não foi um gato, um cão, um hamster, um coelho e sim uma OVELHA…ahahaahahaha é verdade uma ovelha que se chamava JUMBO. Houve um episódio que marcou-me. Um dia levei a Jumbo para pastar e quando ela caminhava à minha frente decidi esconder-me atrás de uma árvore para ver a sua reação, quando ela se voltou começou a balir (denominação dada ao som das ovelhas). Deixei passar um pouco de tempo e depois decidi chamá-la, quando ela ouviu minha voz foi a correr ter comigo e abracei-a com todo o meu amor e ela viu que eu sempre estive ali e que não tinha desaparecido. Um pormenor muito importante a ser frisado é que não sei se vocês sabem, mas as ovelhas só atentam a um chamamento quando reconhecem a voz do seu pastor que é o seu líder, se outras pessoas as chamarem elas simplesmente ignoram.
Mas agora perguntas-me o que a ovelha tem a ver com Deus? Existe na Bíblia muitos textos que comparam as pessoas a ovelhas (no sentido figurativo) e Jesus a um pastor (temos como exemplo João 10:14).
 Da mesma forma que uma ovelha tem que ser pastoreada, as pessoas precisam de uma orientação. Jesus é o Pastor, nós somos as suas ovelhas; os que O ouvem e O seguem reconhecem-No como o Filho de Deus, que veio para que todos tenham vida em abundância (João 10:27-28).

Eu aprendi mais com Deus, que Ele nunca se ausenta da nossa vida, somos nós com a nossa vontade de sermos independentes e donos da razão é que nos afastamos. Ele sempre nos auxilia quando pedimos socorro. Durante muito tempo eu tinha uma imagem distorcida Dele, por achar que Ele se comportava como as pessoas nas quais um dia confiamos, mas depois nos dececionaram, mas Ele não falha e o Seu amor não muda. Ser guiada por Jesus não é um ato de fraqueza e sim de humildade.

"E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida."
                                             Lucas 15:6

Verónica Landim

sábado, 1 de junho de 2013

Continuação do post: As 5 ofertas ao Senhor.

Oferta de Manjares (em Hebraico Minhah)

Um acompanhamento para todas as ofertas queimadas, significando homenagem e gratidão a Deus. Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes além dos animais. LevÍtico capítulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para cada uma. O pecador poderia oferecer massa de farinha de trigo assada em um forno, cozida em uma forma, frita em uma panela, ou amassada para fazer pão (como na oferta das primeiras frutas). Todas as ofertas de manjares eram feitas com azeite e sal, nenhum mel e fermento seria usado (azeite e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também traria uma porção de incenso (puro incenso).

As ofertas de manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lançaram uma "porção memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso. O sacerdote comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a comida como oferta, e ele queimaria ela por inteiro.
O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade.
SignificadoProfético: Significava perfeita humanidade de Cristo. A ausência de fermento representava a pureza de Jesus Cristo (Hb 4:15; 1Jo 3:5). A presença de azeite é emblemática do Espírito Santo (lc 4:18; 1Jo 2:20,27).
   
                                                             Marcia Lima