.

"A sabedoria faz ouvir a sua voz proclamando pelas ruas e praças" Provérbios 1:20

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sabias + que:

Continuação do post "Sabias que: A Bíblia"

Como prometido na Sexta-Feira passada, aqui está a divisão didáctica da bíblia: 

 * No Velho Testamento temos:
-> Os Livros da Lei :  Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio - São os 5 primeiros  livros da Bíblia - Também chamados de Pentateuco ou Torá.

- > Os Livros Históricos : De Josué até Ester (12 livros).

-> Os Livros Poéticos : Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares e Lamentações (6 livros)

->Os Livros Proféticos - divididos em:
*  “Maiores” - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. 
*  “Menores”- Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias - (total de 16 livros).

* No Novo Testamento temos os livros:
-> Evangelhos :  Mateus, Marcos, Lucas e João (4 livros).
Inclusive, os Evangelhos Mateus, Marcos e Lucas são chamados de “Evangelhos Sinópticos” porque são bastante semelhantes, pois trata-se da revelação dos discípulos de Jesus relativamente a Sua caminhada enquanto estiveram com ele.

-> Histórico : Atos dos Apóstolos, ou apenas Atos ( 1 livro).

-> As Cartas : 21 livros, sendo 13 Cartas Paulinas (escritas pelo apóstolo Paulo) e 8 Cartas Universais (escritas por outros profetas). 

->Apocalipse/Revelação : Último livro da Bíblia.

Por hoje é tudo, mas no próximo post haverá mais conhecimento. Continuem conectados e sejam muito abençoados!!!

M.L

segunda-feira, 25 de março de 2013

*Não deixes a dúvida atormentar-te*

A vida…a vida, esta pequena palavra que tem 4 letrinhas como as fases da lua e as estações do ano. O pequeníssimo percurso que tenho sobre a vida fez-me ver que aquilo que os nossos olhos conseguem alcançar, as pessoas que nos rodeiam, os livros que lemos, o conhecimento e as fontes que decidimos buscar é o que vai determinar onde iremos chegar.
O conhecimento é importante para alimentar a vida, quando não buscamos conhecimento a tendência maior é afogarmo-nos em dúvidas, em ideias preconcebidas. Não alimentes a tua dúvida, pesquisa até chegares a uma conclusão satisfatória, não digo que todas as questões serão respondidas, mas temos que também aprender a viver com elas.  Quando estamos a construir algo, isso implica sempre um sacrifício. Estuda, lê, pesquisa, medita sobre as coisas que acontecem ao teu redor, vale a pena, assim não viveremos a vida pela metade.

Eu APRENDI + COM DEUS, que devemos impedir que questões não respondidas se tornem dúvidas destruitivas. Essa é a chave para uma vida saudável.

"Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento." Provérbios 3:13

Verónica Landim

sexta-feira, 22 de março de 2013

Sabias que:


A Bíblia é uma coleção de escritos considerados como inspirados por Deus, e possui um tema central que é a salvação mediante o nosso Senhor Jesus Cristo. 
Esse termo Bíblia é de origem grega “Biblion”, que quer dizer “coleção de pequenos livros”.
Sabes quantos livros fazem parte dessa colecção??? 
Sessenta e seis (66) livros e mais de 40 autores.

E ela divide-se em duas partes: 
        *Velho Testamento (39 livros) 
         *Novo Testamento (27 livros).
A palavra “Testamento”, vem do termo grego “Diatheke”, que significa “concerto” ou “aliança”. 

O Velho Testamento foi escrito em hebraico/hebreu (língua falada em Israel)
e tem alguns trechos escritos em aramaico (língua também utilizada em Israel). 
A ordem não é cronológica, mas os escritos estão dispostos de acordo com a Bíblia hebraica - a original (existindo já a tradução em muitas  línguas).

O Novo Testamento, foi escrito em grego e relata a vida de Jesus, a ação dos seus discípulos no cumprimento da Grande Comissão, orientações à Igreja que estava em fase de formação e as revelações sobre as coisas que acontecerão no futuro.

No próximo post explicaremos a divisão didáctica dos 66 livros! 
Não tem nada de complicado.

Continuem conectados e sejam muito abençoados!!! :-)

M.L

terça-feira, 19 de março de 2013

Jesus, meu primeiro amor!


Desde que lembro de mim como existente, lembro de sempre acreditar em Deus como Autor da vida e do mundo. Porque sempre falaram-me Dele, em casa, na creche, na igreja que frequentava, e mais do que falarem, eu via o amor e cuidado que Jesus fala através das pessoas que me rodeavam.

Cedo aprendi a relacionar-me com Deus através da minha oração, como também relacionar-me numa das vertentes da Sua obra que são as obras de caridade, aprendendo a ajudar os necessitados através de doações.

Com menos de 10 anos, conheci um pastor coreano e a sua esposa perto do emprego da minha mãe, eles eram missionários em Luanda (Angola). Ambos, todos os dias pela manhã distribuíam num cinema abandonado pão com manteiga a muitas crianças de rua e após matarem a fome de muitos, o pastor ensinava-nos sobre o amor de Deus e Jesus Cristo, canções de adoração e brincadeiras engraçadas (foram horas muito preciosas para mim).

Como recordação desse amor, ganhei um porta moedas (guardo até agora) por parte dos pastores, cuja etiqueta em pele tem gravado em sombra a imagem de Jesus e escrito em coreano "EU AMO JESUS CRISTO".

Contudo, apesar de muitas vezes ter esquecido, eu APRENDI MAIS COM DEUS de que Jesus Cristo significa paz, amor, alegria e liberdade! Por isso, impossível não querer que ele seja meu melhor amigo, meu caminho e a minha verdade.

Salmos 136: 1 - " Deêm graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!"

A.L